10 de fev. de 2011

Currículo Mínimo - SEEDUC - 2011

Começamos o ano letivo de 2011 com uma novidade. O Currículo Mínimo
O projeto tem um propósito que é servir de base orientadora para o trabalho em sala de aula. Cada escola vai receber três kits com seis livretos:
Matemática;
Língua Portuguesa / Literatura;
Geografia, História;
Sociologia e Filosofia
Esses kits deverão ser utilizados para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e para o Ensino Médio regular.
O documento apresenta, de forma clara e objetiva, os itens que não podem faltar no processo de ensino-aprendizagem, em cada disciplina, ano de escolaridade e bimestre.

O currículo deve ser considerado como um ponto de partida do trabalho pedagógico.
A elaboração do texto foi realizada por equipes disciplinares de professores da rede estadual, coordenadas por professores doutores de diversas universidades do Rio de Janeiro, que levaram em consideração os comentários e sugestões recebidos durante o período de consolidação.

Entre os meses de fevereiro e maio de 2011, acontecerão fóruns e encontros para debater a primeira versão e suas possíveis atualizações, permitindo o aperfeiçoamento e a construção democrática das próximas edições.
Com essa intenção, busca-se garantir uma essência básica comum a todos e em conformidade com as atuais necessidades de ensino, representadas tanto nas legislações vigentes, Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais, quanto nas matrizes de referência dos principais exames nacionais e estaduais.

Os conhecimentos contidos neste documento são aqueles considerados fundamentais, sem os quais os estudantes não teriam condições de cursar a série seguinte. Cabe ao professor, além de desenvolver as competências e habilidades sugeridas, aprofundar e avançar conforme as peculiaridades de suas turmas.
Esta orientação curricular deve ser aplicada em conformidade com as legislações educacionais que contemplam aspectos da História e da Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena (Leis 10.639/03 e 11.645/08).
O objetivo é fortalecer a implementação das diretrizes nacionais a partir de sugestões para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que assegurem a sociodiversidade brasileira.

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