27 de ago. de 2009

Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP

A OBMEP foi realizada no CIEP 310 Profª Alice Aiex na terça-feira dia 25 de agosto com participação ativa de alunos e professores.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o
IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.
Objetivos da OBMEP
A OBMEP pretende estimular nos alunos o gosto pela Matemática e pelo raciocínio, o desenvolvimento do senso crítico e de bons métodos de estudo. Estas habilidades são essenciais no desempenho em todas as áreas de conhecimento e no exercício da cidadania.
Como está estruturada a OBMEP:
A OBMEP está dividida em três níveis:
Nível I - alunos de 5a e 6a série;
Nível II - alunos de 7a e 8a série;
Nível III - alunos do Ensino Médio. e será realizada em duas fases:
1ª fase : Prova objetiva, com 20 questões de múltipla escolha, para todos os alunos inscritos, a ser aplicada nas escolas. A correção será feita pelos professores das próprias escolas, seguindo instruções e gabarito elaborados pela Direção da OBMEP.
2ª fase : Prova discursiva, com 6 a 8 questões. Participarão desta fase apenas 5% dos alunos de cada escola, que tiverem melhor desempenho na primeira fase. O calendário de provas nas duas fases será o mesmo para os três níveis.

Nenhum comentário: