31 de jul. de 2009

Gripe - Mobilização!

A Secretaria de Estado de Educação orientou os 463 inspetores escolares da rede estadual a atuarem como multiplicadores na prevenção da Gripe A nos colégios, durante evento na manhã desta sexta-feira, dia 31/7, no Palácio Capanema. Os profissionais receberam uma palestra do Superintendente de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde, Luiz Maurício, sobre sintomas, formas de contágio da doença, além de identificação e encaminhamento de pessoas infectadas, e cuidados de higiene que deverão ser aplicados na rede estadual de ensino.
Os coordenadores regionais também receberam panfletos que deverão ser distribuídos aos diretores e professores da rede. Os folhetos contêm informações específicas de ações nas unidades escolares em caso de suspeita de Gripe A entre alunos e profissionais de ensino.

Aulas adiadas!

A Secretaria de Estado de Educação anunciou em coletiva na manhã desta quarta-feira, dia 29/07, que as aulas do segundo semestre da rede estadual de ensino serão adiadas, a princípio, por uma semana, devendo recomeçar no dia 10 de agosto. Na coletiva estiveram presentes a secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, o de Saúde, Sergio Côrtes, e o de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso. Na próxima quarta-feira, dia 5 de agosto, haverá uma nova reunião entre as secretarias para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias à prevenção da Gripe H1N1 na rede.

Como previnir a gripe H1N1

Saiba mais sobre a Gripe Influenza A ( H1N1 )

7 de jul. de 2009

Atenção galera! Vem aí o Prêmio Geração Futuro 2009


O lançamento da edição 2009 do Prêmio Geração Futuro foi realizada no balanço do funk. O projeto, que avalia e premia alunos com laptops, foi ampliado para premiar os melhores colocados na Avaliação Externa do Desempenho Escolar, que será aplicada em novembro. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (23/06) em grande estilo pela secretária de educação Tereza Porto, durante a gravação de três programas da Furacão 2000.
Na edição 2009, a Secretaria de Estado de Educação distribuirá os 7.300 laptops da seguinte maneira: mil para os melhores colocados de cada série do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos), mil para cada etapa do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) e 300 para o 4º ano do Ensino Normal (segmento com menor número de matrículas).
A idéia da premiação com laptops surgiu como mais um estímulo para os alunos. Nós da Secretaria de Educação entendemos que premiar por merecimento é uma ótima iniciativa. Assim, estamos incentivando nossos alunos a estudar. Já está comprovado que o computador é uma ótima ferramenta de estudo, pesquisa e crescimento pessoal. Os jovens precisam ter amplo acesso a essa tecnologia – defendeu a secretária, quando perguntada por Priscila Nocetti sobre o projeto.



SEEDUC divulga lista de escolas participantes do "Reforço Novo Enem"

"Reforço Novo ENEM"
Quinhentas escolas foram selecionadas para serem pólos de estudos para o Novo Enem.
A partir de 03 de agosto até 02 de outubro, o projeto de educação a distância via satélite vai atingir em tempo real os 92 municípios fluminenses. Nesse primeiro momento, poderão participar alunos matriculados nas séries finais (3º e 4º anos ou fases equivalentes de EJA) de 500 escolas estaduais que possuem Ensino Médio, Ensino Normal, Educação de Jovens e Adultos e/ou Ensino Profissionalizante.
A seleção dos 500 colégios foi realizada de acordo com a proporcionalidade do número de alunos frequentando a série final do Ensino Médio por município.
Com uma metodologia pedagógica mais moderna, a Secretaria de Educação pretende melhorar o desempenho dos jovens nas próximas avaliações. A ideia é que o aluno ainda amplie seu tempo diário de permanência na escola.
O projeto acontece em parceria com a Academia Brasileira de Educação, Cultura e Empregabilidade (Abece), grupo educacional reconhecido nacionalmente na preparação de candidatos para provas e concursos.
As aulas serão ministradas, ao vivo, por professores especialistas em processos seletivos organizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando um sistema digital de áudio e vídeo.
Veja a lista das escolas da CRMPI- Município de Barra do Piraí:
Ciep Brizolão 310 Profª Alice Aiex
C.E. Nilo Peçanha
C.E.Joaquim de Macedo

6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

No dia 30/06 de 11:00h as 19:00 h, a Coordenadora Pedagógica Soraya, a professora Roseli e o aluno do 2ºano do Ensino Médio Fernando Oliveira Barbosa, participaram da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Royal Sport Club.
Objetivo: Debater o temário indicado pelo CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, para discussão na conferência Nacional e indicar Delegados á Conferência Regional.